EVITANDO O ESTRESSE

Como evitar o estresse do seu gato nas visitas ao veterinário?

Nós sabemos que levar o gato ao veterinário pode ser uma experiência estressante  e traumatizante para os bichanos e para seus tutores.
 O estresse todo normalmente começa na hora de colocar o gato na caixinha de transporte, que já é uma verdadeira luta, eles sempre fazem de tudo para não entrar. Seguido pelo transporte com muitos miados e as vezes até vômito, o que não muda ao chegar no veterinário não é cães e gatos juntos, muitos latidos, gatos morrendo de medo e por isso agressivos tornando a experiência um inferno para os gateiros e seus gatos.

Quem não se identifica com está situação? Ela foi retratada até mesmo pelo Simon's Cat na sua página do youtube (vídeo ao lado) de tão comum no cotidiano dos pais e mães de gatos.

Para evitar situações deste tipo o melhor é frequentar clínicas certificadas como Cat Friendly Practice, traduzindo, Clínica Amiga dos Gatos, clínicas que entendem o seu gato. 
Nestas clínicas existem recepções e consultórios exclusivos para gatos, ambientes equipados com feliway, um feromônio calmante felino, além de veterinários especializados em felinos tornando assim a experiência positiva para gatos e tutores.

 Vídeo: Simon's Cat 

Passo a passo antes ir ao veterinário

  • Familiarize o gatinho com a caixinha de transporte, deixando a porta aberta com brinquedos ou petiscos e permitindo que o gato entre quando desejar, ela deve fazer parte da mobilha da casa, assim quando precisar entrar ele não vai sentir medo.  
  • Deixe o gato em jejum antes da visita, logo ele não vai vomitar e aceitará os petiscos oferecidos como reforço positivo no veterinário;
  • Sempre leve um lençol com o cheiro dele e brinquedos,para  deixar o ambiente mais familiar e confortável;
  •  Espirre feliway na caixinha de transporte meia hora antes do transporte;
  •  Sempre cubra a caixinha de transporte com uma toalha para evitar o contato visual com outros gatos e pessoas;
  •  Voltando para casa, observe o comportamento dos outros gatos, eles ficam com cheiros estranhos depois da visita e os outros gatos podem não o reconhecer causando brigas, então os deixes separados por 24h.


Seguindo todas as dicas suas próximas visitas ao veterinário serão muito mais tranquilas para você e seu gatinho.
Share by: